Exposição | In Memoriam Joaquim dos Santos | UMinho

Como anteriormente foi abordado neste blog, durante os dias de 11 de Maio a 4 de Julho esteve patente, no Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, a interessante Exposição
Biográfica Joaquim dos Santos organizada pelo Curso de Música que tem a direcção da Professora Doutora Elisa Lessa e organizada pela Fundação Bomfim-Companhia da Música. Exposição com o importante apoio da Direcção Geral das Artes – Ministério da Cultura.
Esta Exposição foi elaborada pelo trabalho de muitos alunos no âmbito das várias disciplinas daquele Curso de Música da UMinho que organizaram e distribuíram o material disponibilizado pelas diversas vitrinas expositoras, nomeadamente os alunos do 1º e 2º anos de História da Música e Análise IV e Estudos Musicológicos II e IV.
Do Espólio da Casa da Casinha reuniu-se material sobre a vida e obra do Maestro Joaquim dos Santos, material seleccionado e escolhido por Nuno Costa, amigo pessoal de Joaquim dos Santos, e cedido por Maria dos Santos, irmã do compositor. Do espólio pessoal de Nuno Costa também constou um grande número de artigos diversos. Contribuiu, também, o Padre Doutor Luís Esteves com o seu material adquirido ao longo de vários anos de amizade com o Maestro; o Professor Doutor João Duque, bem como a Banda Cabeceirence, Igreja Matriz de Ponte de Lima e a Associação Manuel Faria também fizeram parte deste belo projecto que foi, de facto, a Exposição Biográfica sobre Joaquim dos Santos… In Memoriam…
Ao longo das próximas semanas serão exibidos, aqui, todos os capítulos que compuseram a Exposição in memoriam Joaquim dos Santos (1936-2008).
Para quem não teve a oportunidade de a visitar, fica aqui uma pequena amostra do trabalho realizado pelos alunos do Curso de Música da Universidade do Minho.
Será importante referir que algumas informações, que são coligidas pelos alunos responsáveis de cada expositor, têm como fonte o trabalho, acerca da vida e obra de Joaquim do Santos, realizado por Carla Simões – até à data o trabalho académico mais completo que existe deste compositor. Esta referencia deve-se ao facto de serem reproduzidas várias partes da obra de Carla Simões durante esta Exposição “digital”.
De notar que as informações descritas em cada expositor não são, de todo, completas e não abarcam, de modo algum, toda a vida e obra deste Compositor. Naturalmente, deve dizer-se que, porventura, serão as informações mais completas que estão, também agora, à disposição do público da web.
Organização:
http://www.musica.reitoria.uminho.pt/

Apoio financeiro:http://www.dgartes.pt/


http://www.bomfim.org/

Mensagens populares deste blogue

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos