Do Sagrado na Arte – conferências e concerto…

Como é sabido, nos dias 8 e 9 teve lugar no Edifício dos Congregados (Braga) o Colóquio do Sagrado na Arte, em boa hora promovido pela Universidade do Minho, departamento de Música.

No que respeita ao Maestro Joaquim dos Santos, este Colóquio ficou marcado pelas intervenções de Celina Martins com o tema Duas obras para órgão de compositores bracarenses: O Tríptico para órgão de Manuel Faria e a Improvisação para órgão de Joaquim dos Santos, a intervenção de Tadeu Filipe com o tema Uma obra para Órgão Ibérico do Padre Joaquim dos Santos: Prelúdio, Ricercare e Corale e com a intervenção de Nuno Costa (eu!) com o tema A Paixão na obra de Joaquim dos Santos, a Paixão no século XX em Portugal.

Do Sagrado na Arte

Penso que os objectivos do Colóquio foram atingidos e ouvir algumas das intervenções de outros oradores representou vários momentos de alta qualidade na discussão que ali se pretendia. Tanto pela parte de ouvinte como de orador, este Colóquio foi, para mim, uma experiência extremamente enriquecedora. Bem-haja a Universidade do Minho que, na pessoa da Dra. Elisa Lessa, promoveu tal evento.

Igualmente importante, foi o concerto que teve lugar a seguir ao Colóquio. Como referenciou o compositor António Pinho Vargas, é tão importante fazer um colóquio sobre música como apresentar e ouvir também a música! Não basta falar dela. Nesse sentido, pudemos ouvir a belíssima obra do compositor Eurico Carrapatoso Magnificat em Talha Dourada que teve a interpretação fabulosa da Orquestra mas sobretudo do Coro de Câmara da Licenciatura em Música da UMinho. Magnificat

No dia anterior à interpretação da obra de Carrapatoso, o pianista Ângelo Martingo apresentou-se num momento musical com uma obra do Pe. Joaquim dos Santos. “Servite Domino in Laetitia: Impressões Bíblicas para Piano” (2007). É muito bom que esta obra tenha sido apresentada novamente… pelo que sei, pelo menos já foi tocada 4 vezes em público e já tem uma gravação áudio de extrema qualidade realizada por Ângelo Martingo.

Site oficial do Colóquio

Programa de “Momento Musical” – Ângelo Martingo

Programa de “Magnificat em Talha Dourada”

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos