Mais vale tarde do que nunca… Concerto passado… Cabeceiras de Basto | 27.03.2010

Não soube a tempo… nada a tempo. Mas aqui fica a referência!

Cabeceiras de Basto promove Concerto de Páscoa na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Mosteiro de Refojos_Cabeceiras de Basto

Terceiro concerto na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos após o restauro do órgão de tubos em 2009

Com o apoio da Paróquia de Refojos e da empresa Emunibasto, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, promove no dia 27 de Março, às 21h30m, um concerto de Páscoa. Daniel Pereira Ribeiro é o organista convidado que se fará acompanhar pelo coro Cappella Bracarensis.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivos contribuir para o conhecimento e para a valorização do património concelhio, proporcionando ao mesmo tempo um programa cultural direccionado a todos aqueles que apreciam música sacra e clássica.
Este espectáculo de órgão e coro, integrado na agenda cultural do Município de Cabeceiras de Basto, integra também a programação da Semana Santa deste concelho.
Com um vasto currículo, Daniel Pereira Ribeiro, interpretará a solo temas como Variações sobre “Ballo del Granduca” de J. P. Sweelinck; Primer tiento de 1º tono de Adrés de Sola; obra de 1º Tono de registro de mano derecha, de Pedro de San Lorenzo; obra de 1º Tom, de Frei Luís Coutinho e Batalha de 6º Tom. Interpretará ainda conjuntamente com o coro Cappella Bracarensis, “Domine, tu mihi lavas pedes”; Confesso o meu pecado do compositor cabeceirense Joaquim Santos; “Pater mi”, de António de Oliveira; “Christus factus est” de David Perez; Stavat Mater,de J. Rodrigues Esteves. Durante o concerto serão ainda interpretados temas como “Tristis est” de D. Pedro de Cristo; “Chritus factus est” de Casimiro Júnior; Crucifixo e Sangue de Cristo, de Manuel Faria e “Videbimus eum” de Joaquim Santos.
De referir que este é o terceiro concerto a levar a cabo na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, após o restauro do órgão de tubos recuperado em 2009.
Um acontecimento histórico, que devolveu o toque deste importante instrumento musical aos cabeceirenses, após cerca de oito décadas de silêncio. Pelas mãos do organista suíço Peter Leu, em Julho passado, a música invadiu aquele majestoso templo, maravilhando e enchendo de orgulho não só os cabeceirenses como todas as pessoas presentes, que ali se deslocaram para testemunhar um momento único que marcou um novo ciclo cultural em Cabeceiras de Basto.
De referir que a recuperação deste Órgão resultou de várias diligências efectuadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e de um esforço financeiro significativo, que permitiu recuperar este importante património concelhio, que contribuirá doravante para proporcionar uma maior e melhor oferta musical, através da realização de vários concertos.
Esta determinação municipal, de devolver à população o toque do “maior instrumento completo de Francisco António Solha, datado de 1771”, demonstra bem a atenção dada à recuperação e valorização dos monumentos em geral e em particular, neste caso, ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A acção da Autarquia, com a colaboração da Paróquia de Refojos contribui para o conhecimento e para a valorização do Património, trazendo da penumbra dos tempos, uma nova História, dando-lhe visibilidade e criando motivos de orgulho na nossa terra.
Trata-se de igual forma de um investimento que é feito no Turismo Cultural, capaz de promover a arte instalada nos próprios Mosteiros e Igrejas que pode ser uma opção para a sustentação do Património de origem religiosa, mas que ultrapassa largamente esse patamar. Uma vez recuperado, o Órgão do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, enobrece o monumento e diversifica a oferta cultural aos locais e a todos os visitantes.

Pormenor do Órgão Ibérico do Mosteiro de Refojos 

Fonte: Município de Cabeceiras de Basto

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos