Exposição | Joaquim dos Santos e o Coro São Miguel de Refojos | expositor 9

Expositor 9. Grupo coral de S. Miguel

“Em 1978, surge com muito esforço e empenho do Dr. Joaquim Santos o Coro de S. Miguel de Refojos. Composto por um conjunto de elementos femininos e masculinos de várias idades, estreou-se a 10 de Janeiro de 1978 num concerto realizado no Mosteiro Beneditino de Cabeceiras de Basto.

Apesar de não terem apoios financeiros Joaquim dos Santos conseguiu realizar vários concertos em todo o país. Sobre este assunto, o jornal Comercio do Porto comenta:

“[…] Poderá então dizer-se que o coral é das coisas mais belas e expressivas do concelho e vê-lo-emos depois crescer e afirmar-se plenamente. No entanto, a verdade é que o agrupamento não obteve ainda o beneplácito, designadamente da Autarquia local, que em nosso entender não deveria deixar de o fazer, assim como a Assembleia Distrital à qual compete a protecção, defesa e promoção culturais das populações. Muitas serão, sem dúvida, as preocupações dos gestores municipais, mas o nosso património cultural não pode deixar de estar em lugar de destaque entre elas. O “bezerro de oiro” do futebol parece despertar muito mais a atenção, levando subsídios a um semi-profissionalismo que pouco terá a ver com uma verdadeira formação e promoção da juventude. Não estamos, naturalmente, contra o desporto ou contra o futebol, encarados como devem ser, mas o coral de S. Miguel, pelas suas actividades e objectivos, bem merece todo o estímulo e apoio.”

In Comércio do Porto, Janeiro de 1978

Tânia Baptista, aluna do 1º ano da Licenciatura em Música.

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos