Parce Domine | Motete
Fazia parte do mêtier do Padre Joaquim dos Santos o uso do canto gregoriano. Umas vezes explícito, outras nem tanto; umas vezes apenas usado como motivo para iniciar uma obra, outras como parte integrante do desenvolvimento da mesma.
Seja como for, o Sacerdote Compositor foi sempre fiel à “origem”. Tinha plena consciência da força destas simples linhas melódicas que o canto gregoriano apresenta e usou-as com frequência.
Parce Domine, para coro a 3 vozes mistas, foi composto para ser apresentado, primeiramente, nas Celebrações da Semana Santa na Sé Catedral de Vila Real no ano de 2007. E assim foi. Pelo Coro da Capela das Almas de Cerva. A ligação do Padre Joaquim dos Santos à Diocese de Vila Real e, em particular, à Paróquia de Cerva resultou em momentos musicais muito especiais – desde as canções populares sobre os trabalhos do linho até às cantatas em colaboração com, o então Bispo da Diocese, D. Joaquim Gonçalves.
A obra aparece agora no youtube numa gravação boa. Pela voz do Oitava Ensemble surge esta oportunidade importante para a audição do motete pleno de energia. Um bem-haja! Um grupo jovem disposto a (re)descobrir um repertório sacro pouco usado.
Parce Domine, parce populo tuo: ne in aeternum irascaris nobis.
Miserere mei Deus, secundum magnam misericordiam tuam. |
Perdoai Senhor, perdoai ao vosso povo e não vos ireis contra nós eternamente. Tende piedade de mim ó Deus, segundo a vossa grande misericórdia. |