Parce Domine | Motete

Fazia parte do mêtier do Padre Joaquim dos Santos o uso do canto gregoriano. Umas vezes explícito, outras nem tanto; umas vezes apenas usado como motivo para iniciar uma obra, outras como parte integrante do desenvolvimento da mesma.

Seja como for, o Sacerdote Compositor foi sempre fiel à “origem”. Tinha plena consciência da força destas simples linhas melódicas que o canto gregoriano apresenta e usou-as com frequência.

Parce Domine, para coro a 3 vozes mistas, foi composto para ser apresentado, primeiramente, nas Celebrações da Semana Santa na Sé Catedral de Vila Real no ano de 2007. E assim foi. Pelo Coro da Capela das Almas de Cerva. A ligação do Padre Joaquim dos Santos à Diocese de Vila Real e, em particular, à Paróquia de Cerva resultou em momentos musicais muito especiais – desde as canções populares sobre os trabalhos do linho até às cantatas em colaboração com, o então Bispo da Diocese, D. Joaquim Gonçalves.

A obra aparece agora no youtube numa gravação boa. Pela voz do Oitava Ensemble surge esta oportunidade importante para a audição do motete pleno de energia. Um bem-haja! Um grupo jovem disposto a (re)descobrir um repertório sacro pouco usado.

Gravado em Concerto, Santiago de Bougado, 3 de Março de 2012 com a direcção de Simão Cardoso
 
 

Parce Domine, parce populo tuo: ne in aeternum irascaris nobis.

Miserere mei Deus, secundum magnam misericordiam tuam.

Perdoai Senhor, perdoai ao vosso povo e não vos ireis contra nós eternamente. 

Tende piedade de mim ó Deus, segundo a vossa grande misericórdia.

Oitava Ensemble

Mensagens populares deste blogue

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos