Exposição | Joaquim dos Santos: Compositor e Pedagogo | expositor 6

Expositor 6 

(…) O trabalho intitulado "Joaquim Santos - Um Compositor no Panorama Musical Português Contemporâneo" contém um CD com estas obras interpretadas pelo coro Cantata. A estas oito canções iniciais o compositor acrescentou mais duas com base em dois poemas do mesmo livro.

Este trabalho veio a ser publicado, em Dezembro de 2003 pela autora numa edição da Casa do Professor com as partituras das obras, escritas pela mão de Joaquim dos Santos. Nesta publicação, Sons p’ra Guitarra da boneca, surgem novas canções: Andorinha, Olaria, O meu poema, a minha ilustração e A minha melodia.

A Canção É Sempre Natal para Coro, Voz Recitante e Piano publicada pela Separata da Revista Educação Musical da APEM (Dezembro, 2003) faz parte de um conjunto de obras que o compositor escreveu para os seus alunos de Cabeceiras de Basto interpretarem por ocasião do Natal.

Das obras para crianças compostas por Joaquim dos Santos entre 1982 e 1999, para além das referidas, citamos:

- Quatro Canções de Natal [Coro. Piano e Flautas de Bisel] (1982)

- O Natal na minha escola [Canções para Coro e Piano] (1985)

- Dança e Modinha [Coro e 10 Instrumentos de Orquestra] (1994)

O legado deixado por Joaquim dos Santos é um contributo valioso no campo do repertório musical infantil português que se veio a associar ao já existente de compositores como Fernando Lopes Graça.”

Alfredo Meireles e Sérgio Silva, alunos do 2º ano da Licenciatura em Música. – Excertos da referida obra “Joaquim Santos – Um Compositor no Panorama Musical Português Contemporâneo”

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos