para ouvir… e ver… preludio, ricercare & passacaglia | órgão

Uma obra belíssima…

Preludio ricercare & Passacaglia_1968

 

Gravado ao vivo no dia 29 de Outubro de 2000 na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma (IPSAR). Interpretação de Giampaolo di Rosa. (órgão Ruffatti da década de 50)

Captação áudio de Antonio Cenciarelli; Vídeo de Cipriana; Mistura de Nuno Costa


“A 24 de Maio de 1968 foram executadas (…) duas obras de Joaquim dos Santos: Ricercare, Passacaglia e Finale, para órgão, e Toadas de Natal, para coro e dois pianos (…) dirigida por Joaquim dos Santos. O Maestro Ernest Ansermet (1883 – 1969) esteve presente na actuação e, aplaudindo com entusiasmo, fez questão de cumprimentar o jovem compositor. Depois de uma longa conversa, o Maestro aconselhou Joaquim dos Santos a ouvir e estudar a obra do compositor suíço Franck Matin (1890 – 1974).
Vários jornais e revistas teceram críticas elogiosas a respeito destas obras. O Jornal diário italiano Il Messagero fez notícia a 26 de Maio de 1968 acerca deste concerto com particular menção das obras de Joaquim dos Santos."

in Carla Simões: Joaquim Santos - Um Compositor no Panorama Musical Português Contemporâneo - volume I Departamento de Expressões Artísticas e Edução Física - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho - 2000

Partitura (clique para aceder à partitura disponível na apao.web)

www.ipsar.org

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos