Canções para Crianças | Sons p'rá Guitarra da Boneca

por Carla Simões... (texto retirado do trabalho "Joaquim dos Santos - um compositor no panorama musical português contemporâneo" e da introdução da edição "Sons p'rá guitarra da boneca".)
"Ao folhear o livro de poemas para crianças "A guitarra da boneca", de Matilde Rosa Araújo, dez destes destacam-se pela sua simplicidade e beleza. Convidei então o meu bom amigo Joaquim Santos a tornar o som destas palavras ainda mais bonito, embelezando-as com a sua música. Este dueto de palavra e música foi enriquecido com as ilustrações de duas jovens amigas, a Luisinha, que desenhou, e a Mané que pintou. Estas canções são uma prova evidente da harmonia entre música, palavra e imagem.
E assim nasceram os Sons p'rá guitarra da boneca.

Incluído neste livro, existe um CD com as dez canções, executadas pelo coro Cantata
Este livro é essencialmente o resultado de um encontro de amigos. Obrigada a Joaquim dos Santos pela sua música, obrigada a Matilde Rosa Araújo pelos seus poemas, obrigada à Luisinha e à Mané pelos seus talentosos desenhos e obrigada ao coro Cantata pelas suas vozes e pelo carinho que dedicaram a este trabalho.
Aqui está este livro, onde cada canção é um presentinho de todos estes amigos para vós. Agora, só falta que se juntem a nós e façam parte dos sons p'rá guitarra da boneca".

Esta obra foi dada à estampa pela Editora Casa do Professor que apresentou um óptimo trabalho acompanhado com CD.



Facilmente se pode adquirir "Sons p'rá guitarra da boneca" através do site: http://publicacoes.casadoprofessor.pt/publicacoes.php





Intérpretes
Coro Cantata
Elsa Marisa Amorim piano
Carla Simões direcção
Gravação realizada no Auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga por Serafim Barreiro (técnico) e Carlos Meireles (assistente). 2003

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos