quinta-feira, 20 de agosto de 2009

para ouvir… Fiore de Lino

Já há algum tempo que não se colocava música apenas instrumental na etiqueta para ouvir aqui no blog.

A peça que se segue é baseada no tema popular italiano “Fiore de Lino” que se encontra no livro “Canti della campagna romana” de G. Nataletti e G. Petrassi – Ed. Ricordi, 1930.

Joaquim dos Santos utilizou este tema popular e com ele fez variações para uma formação instrumental deveras peculiar. Duas violas d’arco e três violoncelos… A melodia, só por si, é de facto belíssima, é uma boa melodia; mas o trabalho realizado pelo Doutor Santos é igualmente de alto nível e evidencia ainda mais a linha melódica original.

Este trabalho tem data de 30 de Setembro de 2003 e foi realizado a pensar no Quintetto Musikalia que se apresentou na Igreja de Santo António dos Portugueses no dia 20 de Maio de 2004.

Luca Turrisi viola I
Rita Turrisi viola II
Antonio Loporchio violoncelo I
Guido Mascellini violoncelo II
Anna Maria Mastromatteo violoncelo III

Como aconteceu em vários momentos da obra de Joaquim dos Santos, esta peça conheceu uma outra versão; esta para coro a 4 vozes mistas. Tem escrito no final da partitura: Primavera de 1979. Pelo que pude observar, a versão instrumental baseia-se amplamente nesta primeira versão vocal.

Nenhuma das partituras está publicada.

Gravado ao vivo no dia 20 de Maio de 2004 na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma. Registo e edição de som da responsabilidade de Antonio Cenciarelli. Edição do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR)

Ver na Agenda Cultural IPSAR (Instituto Português de Santo António em Roma)