para ouvir… Fiore de Lino

Já há algum tempo que não se colocava música apenas instrumental na etiqueta para ouvir aqui no blog.

A peça que se segue é baseada no tema popular italiano “Fiore de Lino” que se encontra no livro “Canti della campagna romana” de G. Nataletti e G. Petrassi – Ed. Ricordi, 1930.

Joaquim dos Santos utilizou este tema popular e com ele fez variações para uma formação instrumental deveras peculiar. Duas violas d’arco e três violoncelos… A melodia, só por si, é de facto belíssima, é uma boa melodia; mas o trabalho realizado pelo Doutor Santos é igualmente de alto nível e evidencia ainda mais a linha melódica original.

Este trabalho tem data de 30 de Setembro de 2003 e foi realizado a pensar no Quintetto Musikalia que se apresentou na Igreja de Santo António dos Portugueses no dia 20 de Maio de 2004.

Luca Turrisi viola I
Rita Turrisi viola II
Antonio Loporchio violoncelo I
Guido Mascellini violoncelo II
Anna Maria Mastromatteo violoncelo III

Como aconteceu em vários momentos da obra de Joaquim dos Santos, esta peça conheceu uma outra versão; esta para coro a 4 vozes mistas. Tem escrito no final da partitura: Primavera de 1979. Pelo que pude observar, a versão instrumental baseia-se amplamente nesta primeira versão vocal.

Nenhuma das partituras está publicada.

Gravado ao vivo no dia 20 de Maio de 2004 na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma. Registo e edição de som da responsabilidade de Antonio Cenciarelli. Edição do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR)

Ver na Agenda Cultural IPSAR (Instituto Português de Santo António em Roma)

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos