Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Capa ACAL II

A ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa) tem editado, desde 1999, a colecção de obras corais polifónicas – CANCIONEIRO ANTOLÓGICO.

Nos 3 volumes figuram obras do Pe. Joaquim dos Santos e já aqui foi referenciado o 3º volume da colecção onde estão publicadas duas canções populares e arranjos sobre canções de José Afonso (Zeca Afonso).

No segundo volume da colecção ACAL, encontra-se publicada a “Rapsódia Campestre”. Esta obra é um conjunto de 8 canções populares recolhidas pelo autor na zona de Cabeceiras de Basto na década de 80. Escreve o autor no original:

As canções que formam esta Rapsódia Campestre foram recolhidas na zona de Basto, tal e qual os antigos as executavam, tanto na melodia como no texto. A par da harmonização para coro, juntei-lhe na altura um complexo instrumental (metais, palhetas e percussão) de que agora se prescinde. Espero, mesmo assim, não terem perdido a candura e o encantamento próprios

J. dos Santos – 1982.

 

O revestimento harmónico destas canções é extremamente singelo. A forma como esta colectânea de canções foi trabalhada, a meu ver, reproduz fielmente os ambientes onde eram cantadas pelos antigos. Por exemplo, na minha leitura pessoal da canção “Ó tia Aninhas”, o autor remete-nos para aqueles trabalhos agrícolas em que homens e mulheres andavam no campo e cantavam em forma de pergunta/resposta. Tal como na canção “Debaixo da Oliveira” que, na minha visão, é uma clara imagem de um dia de bom trabalho onde todos os intervenientes cantaram e trabalharam com primor…

Poderá ouvir excertos da Rapsódia numa gravação não editada e totalmente desprovida de pretensões discográficas! É uma gravação privada (caseira) que funciona apenas como um exercício de alguma diversão por parte do grupo. Independentemente da gravação ela é uma mais valia… poderá dar a ideia do que é a Rapsódia Campestre e até que haja um registo com outras pretensões este é o melhor – mais uma vez, graças ao grupo vocal Ançã-ble.

1. Ó tia Aninhas | 2. Debaixo da Oliveira | 3. Vai de corridoira | 4. Assenta-te aqui António | 5. Segadinha, segadoira | 6. O ratinho | 7. Uma pêra | 8. Uma libra

Powered by eSnips.com

Para adquirir este cancioneiro deve entrar em contacto através do e-mail: irmiranda34@gmail.com (Ivo Reis Miranda)

Cancioneiro ACAL III hiperligação para artigo

Cancioneiro ACAL I

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos