domingo, 25 de outubro de 2009

“Sinfonia” das práticas musicais… de Beethoven a J. Santos

Há algum tempo elaborei um trabalho que procurava utilizar uma técnica muito em voga na música electrónica e não só, naturalmente! Colagens…

Não tendo eu as competências, inimagináveis, de um Luciano Berio que, na sua Sinfonia, mostra o quão brilhante e genial é no domínio e manuseamento de material musical de outros compositores, o que apresento hoje é fruto de algumas horas passadas a seleccionar e a programar material base para, finalmente, poder proceder à sua colagem e montagem no software apropriado…

Tudo não passa de um exercício de estudante mas todo o trabalho deu imenso prazer… Ainda mais porque convivem na mesma “partitura” compositores que muito me dizem… Beethoven, Joaquim dos Santos… Wagner, Schumann, Ravel e Stravinsky! 

Trabalho realizado por Nuno Costa no âmbito da unidade curricular Práticas Musicais Contemporâneas I, 2008-2009. ESMAE

Fica aqui registada a “ousadia”…

 

Para ajudar a decifrar a mistura de obras, aqui fica o catálogo das que foram utilizadas!

Wagner: Tristan und Isolde, Erster Aufzug, Einleitung | Joaquim dos Santos: Sinfonia “Roma Eterna” | Stravinsky: Le Sacre du Printemps, Les augures printaniers danses des adolescentes | Beethoven: Sonata op. 27, n.º 2 | Schumann: Concerto para piano, op. 54 | Ravel: La Valse