Exposição | Joaquim dos Santos e a Nova Revista de Música Sacra | expositor 10

Expositor 10 | NRMS 

“A Nova Revista de Música Sacra é uma publicação de música litúrgica, em duas séries, com grande importância para toda a comunidade eclesial na vertente do apostolado. Tem a sua sede na Casa Sacerdotal, na rua S. Domingos, nº 109, 4710 – 435 BRAGA, onde se publica desde 18 de Novembro de 1971 até ao presente. É propriedade da Comissão Bracarense de Música Sacra, organismo de que Joaquim dos Santos foi compositor e membro desde 1969.

A Nova Revista de Música Sacra surgiu com a necessidade de contrariar um fenómeno da proliferação de fichas policopiadas, repletas de “música profana de carácter ligeiro”, assegurando aos pastores da Igreja, com sensibilidade para a educação musical, “trechos em que pudessem depositar confiança”, e “que fornecesse aos bem intencionados o pábulo musical de qualidade […]”. (1)

Joaquim dos Santos fez parte da equipa responsável pela publicação da NRMS, de que foi colaborador, tendo aí publicado uma parte da sua vasta obra. Trabalhou ao lado de nomes ilustres da arte musical como Manuel Faria, Joaquim de Carvalho, Sebastião Faria, Manuel Silva, Manuel Luís, Manuel Simões, Benjamim Salgado, Cândido Lima, Azevedo Oliveira e outros. Na Nova Revista de Música Sacra, desde o número 1 da primeira série ao número 127 da segunda série, estão publicados 152 Cânticos com assinatura de Joaquim dos Santos, elaborados ao longo de 37 anos de trabalho muito intenso e produtivo.

Joaquim dos Santos legou-nos, na Nova Revista de Música Sacra, um espólio musical profundamente harmonioso, místico e cheio de sensibilidade, fácil de interiorizar, muito rico e agradável nas cerimónias do culto, capaz de unir os fiéis num gesto sublime de louvor e agradecimento a Deus.”

(1) Nova Revista de Música Sacra, nº 1, 1ª série, 1971

Miguel Carvalho, aluno do 2º ano da Licenciatura em Música.

Expositor 10 | Pormenor NRMS 128

Cânticos publicados na NRMS

Mensagens populares deste blogue

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos