terça-feira, 20 de julho de 2010

Antologia de poemas de Mário Garcia, S.J. | Homenagem a Manuel Faria por Joaquim dos Santos

No dia 17 de Setembro de 2002, Joaquim dos Santos terminava mais um importante ciclo de peças corais para 4 vozes mistas a cappella. A obra compreende sete poemas que têm em comum a temática da música (excepto o primeiro). Ao longo das suas 69 páginas, a música tem os mais diversos desenvolvimentos e a invulgaridade rítmica dos versos trespassa para a partitura, como seria de esperar de um compositor que defende a palavra acima de tudo.

A obra nunca teve uma apresentação integral. Os números mais apresentados em público são “A Dança das algas”, “Ave Marítima” e “Suite para instrumento solo” mas ainda faltam “Tempo di Roma”, “Cantabile sotto voce”, “Orfeu” e “Viagem”.

No total temos:

Tempo di Roma | Cantabile sotto voce
A Dança das algas | Ave Marítima;
Orfeu | Viagem | Suite para Instrumento solo

Disponível no youtube, existem duas gravações. Uma da responsabilidade da Cappella Bracarensis e a outra, que hoje se dá aqui a conhecer, do Grupo Vocal Ançã-ble (Coimbra). Esta última vem do blog http://oceudosantigos.blogspot.com/.

Ave Marítima (e não avé marítima…)

Do livro de Mário Garcia, “Entre as Águas” – Braga, ed. APPACD, 1994, p. 53

Como costumo escrever, com todo o respeito que isso implica, gravado amadoramente mas muito bem gravado. Um bem-haja aos Miranda’s.

1 2

3 4