terça-feira, 9 de setembro de 2008

para ouvir... "Debaixo da Oliveira" - violino, viola e harpa




interpretação de Barbara Agostinelli (violino), Paolo Finotti (viola d'arco) e Simonetta Perfetti (harpa). Gravado ao vivo no dia 1 de Fevereiro de 2004 na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Debaixo da Oliveira é uma de várias canções populares recolhidas e trabalhadas por Joaquim dos Santos (cerca de meia centena). Esta canção sofreu vários arranjos, estando a presente versão incluída na colectânea Quatro Canções Populares Portuguesas para violino, viola e harpa (2003). Na habitual nota que acompanha grande parte das suas composições, Joaquim dos Santos, escreveu: "Estas Quatro Canções Populares Portuguesas fazem parte duma colecção de algumas dezenas por mim recolhidas no Minho e Trás-os-Montes, nas décadas de 70 e 80. As quatro, agora apresentadas para [violino, viola e harpa], nascem da sugestão do Monsenhor Agostinho da Costa Borges, Reitor do Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, destinando-se a [três] artistas seus amigos que as irão executar. Procurei, mesmo nas pequenas variações ao tema, conservar a simplicidade, a graça, a candura e a alegria que encerram - retrato perfeito da alma do nosso povo. Onde quer que venham a ser tocadas, serão sempre, assim o espero, um eco das nossas vozes, as vozes deste Portugal à beira-mar plantado. Com imenso gosto dedico ao Monsenhor Agostinho Borges estas singelas páginas. Casa da Casinha, 27/05/2003". Antes desta versão, Joaquim dos Santos compôs outra para flauta e harpa.

Não desfazendo dos ímpares vultos que deram a conhecer este grande património guardado há séculos por um povo de trabalho e suor, nem sequer se tenta uma comparação, fica aqui registada a ideia que nem só do insigne Fernando Lopes-Graça viveu e vive a Canção Popular Portuguesa...

Para ouvir da mesma colecção:

O ratinho malcriado; Espadeladas; O tia Aninhas