Canção Popular de Encomendação das Almas: "Pecador Adormecido"

Mês de Novembro, mês dedicado às almas...assim o pede a Igreja Católica Romana...
"O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.

Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos." (wikipédia)

Na sequência do misticismo que a morte exerce sobre nós, procuramos, ao longo de séculos, responder e perceber este tema que é tão delicado para qualquer ser humano com um mínimo de sensibilidade. Perante a perda de alguém querido somos invadidos por questões que parecem não ter qualquer resposta.

Número de publicação único neste blog, é este que acontece hoje. Para quem conhece minimamente o conteúdo do presente blog, sabe que o Maestro Joaquim dos Santos teve um enorme fascínio pela canção popular. Neste mês dedicado aos nossos mortos publica-se uma melodia popular recolhida pelo Maestro. Melodia de encomendação das almas que aplicou em algumas das suas composições para orquestra e voz. Nunca a transcreveu para coro mas deixou o trabalho harmónico realizado nestas obras orquestrais. A seu pedido, fiz uma transcrição, não tive oportunidade de lha mostrar… Dentro das minhas limitações, espero ter conseguido realizar o trabalho com rigor e correcção. Segue-se a partitura “Pecador Adormecido”, canção recolhida em Moimenta (Cabeceiras de Basto).
Até ao minuto 1.16 a orquestra toca precisamente o tema acima escrito em partitura. Melodia e harmonização. A obra em questão é o oratório Travessia, mais precisamente o último Quadro “Bênçãos”, e a gravação foi realizada pela Orchestra Sinfonica Tiberina dirigida por Massimo Scapin; Inês Villadelprat, soprano; Fernando Guimarães, tenor, Coral de Chaves.
Powered by eSnips.com

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos