Novo Órgão Mascioni de Santo António dos Portugueses






No próximo domingo, dia 7 de Dezembro, será inaugurado o novo e moderno Órgão da Igreja do Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma. A construtora do mesmo é a conceituada casa Mascioni, do norte de Itália, com mais de 1100 órgãos construídos desde 1829 estando alguns dos seus exemplares nas mais prestigiadas igrejas e salas de espectáculo do mundo.

A inauguração do novo e moderno Órgão será feita pelo seu projectista e nada pouco famoso: Jean Guillou, grande organista francês, titular de Santo Eustáquio em Paris, amado por uns, contestado por outros com pouco alcance visionário, discípulo do enorme Olivier Messiaen bem como de Marcel Dupré e Maurice Duruflé. Assim sendo, por volta das 17h do próximo domingo, o Maestro Jean Guillou, fará acordar o colossal instrumento que nasceu em pleno coração de Roma na Igreja dos Portugueses.

Com certeza que nada disto aconteceria se não fosse o trabalho incansável do Reitor do importante Instituto, pólo ímpar na divulgação de Portugal em Itália, o Monsenhor Agostinho da Costa Borges.

A ligação que o Maestro Joaquim dos Santos teve e continua a ter ao Instituto de Santo António dos Portugueses justifica a publicação de qualquer mensagem sobre o mesmo.

www.ipsar.org

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos