quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Nova Revista de Música Sacra 130… ou NRMS 130

Na última semana de Maio a Arquidiocese de Braga - Comissão de Música Sacra publicou mais um número da sua Nova Revista de Música Sacra – a NRMS 130.                                                  Com uma tiragem de 1500 exemplares poderá dizer-se que esta publicação, preciosa e cada vez mais única, de apoio litúrgico às paróquias de todo o país e comunidades no estrangeiro funciona como uma verdadeira bênção para a divulgação e cultivo da Música Sacra portuguesa.

Como estNRMS 130á escrito na apresentação da mesma: “Com este número 130, estava planeada a conclusão de uma série de quatro dedicados aos Santos e Santas padroeiros”. E assim é. Estão publicados 6 cânticos dedicados aos Santos e Santas padroeiros; composições pela mão de Miguel Carneiro, Azevedo de Oliveira, António Cartageno, Fernandes da Silva e, para minha enorme estupefacção, eis que se pode ver e ler no índice o nome do Padre Joaquim dos Santos!… Não que ele não mereça estar lá mas…

Depois do que se escreveu no texto IN MEMORIAM da NRMS 128 surge a 130 a contradizer-se! Ou seja,  o facto é que no número 128 IN MEMORIAM se devia ter acrescentado um adverbio de negação que se traduziria no seguinte: nem “Todos os cânticos que escreveu para a NRMS foram publicados.”  Ainda bem que, afinal, houve um engano na redacção do texto da NRMS 128. Foi um lapso… só pode ter sido porque um novo cântico foi agora publicado na NRMS 130… E quantos cânticos haverá mais nesta situação de terem sido todos publicados mas afinal não o foram?!…

Quando se publicou, neste blog, o artigo NRMS 128 | IN MEMORIAM | Padre Joaquim Gonçalves dos Santos em que, de certa forma se denunciou, a título bem pessoal, a duvidosa conduta que a Nova Revista de Música Sacra teve pela memória do Maestro Joaquim dos Santos, não se estava a escrever de cor ou a difamar uma Instituição que se quer respeitada – mas o respeito quer-se mútuo…

O novo cântico de J. Santos que vem publicado na NRMS 130 é o belo hino Tu es Petrus. É em latim e o seu complexo compreende uma voz solo masculina acompanhada a órgão e uma secção a 4 vozes mistas. Na presente publicação está em falta a parte da salmodia!

Nuno Costa

Ver catálogo completo de cânticos publicados na NRMS desde 1971 até ao ano 2009.