terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cancioneiro Antológico I – ACAL | A moleirinha

Cancioneiro ACAL IEm 1999 foi lançado o primeiro volume da colecção ACAL. Este primeiro volume conta com 40 composições, na sua maioria harmonizações de canções populares.

Com certeza que trata-se de uma colecção que muito enriquece a estrondosa falta de edições musicais “em português”. Mesmo assim, é uma gota no mar de desconhecimento sobre o que há nas estantes dos nossos compositores. Diga-se que, por vezes, também não é nada fácil chegar a tais estantes.

Neste primeiro volume foi editada uma canção popular trabalhada pelo Padre Joaquim dos Santos. É ela “A moleirinha” para coro a 4 vozes mistas com solista. Nesta edição optaram por não incluir uma voz do naipe dos tenores que figura no original na opção ad libitum; seria mais interessante se estivesse escrita a voz ad libitum mas até que haja outra edição, ficamos com o trabalho ACAL. A moleirinha é uma canção recolhida na década de 70 em Arões – Fafe.

Cancioneiro Antológico II | Cancioneiro Antológico III

Para adquirir este, ou outro, cancioneiro ACAL deve entrar em contacto através do e-mail:irmiranda34@gmail.com (Ivo Reis Miranda)