Ciclo de Concertos Joaquim dos Santos | UMinho

Maestro Joaquim dos Santos na Piazza Navona (Roma)

Terminou ontem, na cidade de Braga, a primeira fase do ciclo de concertos em memória do Maestro Joaquim dos Santos, promovido pelo curso de Música da Universidade do Minho.

No epílogo desta primeira fase posso dizer que as actividades (exposição/concertos) tiveram pontos de indiscutível qualidade. Naturalmente, nem tudo foi perfeito, mas assim é no decorrer das nossas vidas. Ficam na memória os grandiosos e bons momentos de música portuguesa que a UMinho, em boa hora, decidiu atacar…

Novo desafio espreita e o mês de Novembro, que enceta a segunda fase de Concertos, promete ser de alto nível. A música sacra de Joaquim dos Santos, e de mais compositores, estará em total evidência. Música coral-sinfónica, música sinfónica de cariz religioso, música para ensemble e voz solo, música coral a cappella ou acompanhada com órgão… um bom número de obras sacras que poderão ser apresentadas e algumas delas ainda inéditas…

Ficamos a aguardar novos desenvolvimentos e, acima de tudo, esperamos que um público sensível e investidor esteja decidido a vencer os demais preconceitos criados à volta da música composta nos séculos XX e XXI…

www.musica.reitoria.uminho.pt

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos