Concerto de Homenagem | Cabeceiras de Basto

Ontem realizou-se um Concerto de Homenagem ao Pe. Joaquim dos Santos na sua terra natal. Desculpe-me quem me disser o contrário mas o concerto de ontem teve um alto nível musical e humano, como ninguém esperava...

Apenas se abordou a música sacra/litúrgica de Joaquim dos Santos, é certo, mas abordou-se com uma excelência que apenas alguns coros amadores dedicados à música litúrgica se podem gabar. Poucas são as pessoas que podem atestar a verdade deste facto pois nunca estive num concerto com tão pouca gente… Não quero fazer uma leitura demasiado alargada a este pormenor de tão poucos cabeceirenses terem ido ao Concerto, cada um sabe de si, mas penso que um cartaz cultural realizado por amadores não terá a força cativante de uma cartaz culturalíssimo do grandiosíssimo artista nacional português José Cid e de uma quantidade razoável de ranchos folclóricos, que para mal de tal Concerto de Homenagem a Joaquim dos Santos esteve algures no recinto de Cabeceiras de Basto a animar quem achou por bem ir. Quanto aos ranchos não sei mas ainda bem que o José Cid apenas começou pouco depois do Concerto de Homenagem ter terminado… Mesmo assim ficou a bela música do Mosteiro para quem a decidiu ouvir.

Este Concerto contou com a preciosa participação dos jovens músicos Cláudio Moreira e Tiago Ferreira. O Cláudio encheu o mosteiro com o seu magnífico som tirado da trompa. Este instrumento aliado à brilhante musicalidade do Tiago no órgão proporcionou momentos verdadeiramente mágicos com a música do Pe. Joaquim dos Santos. Sim, sou suspeito… deviam lá ter estado e percebiam.

Naturalmente, as vozes do Coral de Chaves e do Coro Capela das Almas demonstraram muito bem que amadores amam, acima de tudo, amam o que cantam. Todo o ambiente que envolveu o Mosteiro foi digno de enriquecimento cultural do público atento que teve a bondade de se deslocar a tal evento. O amor à música ficou bem explícito nas vozes de todos aqueles que, semanalmente, se sujeitam a duros ensaios e que apenas têm recompensas evidentes nos sorrisos de um público que aprova o que ouve. E ontem, volto a repetir, fez-se música. Ah… depois do Concerto de Homenagem, quem quis, até pôde ir ao José Cid, de facto em relação aos ranchos penso que teriam que escolher entre o Concerto e os mesmos!… Pronto... não tem mal!

Coral de Chaves & Coro Capela das Almas (Cerva)

Cláudio Moreira trompa Tiago Ferreira órgão Nuno Costa direcção

Todos os arranjos para trompa são da autoria de Nuno Costa. O programa musical foi o seguinte:

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos