Concerto de homenagem | Música Sacra/Litúrgica

Joaquim dos Santos e sua irmã no estúdio da Casa da Casinha, 2007 Como já foi referido no anterior artigo, no passado dia 11 fez-se um concerto de homenagem a Joaquim dos Santos em Cabeceiras de Basto.

Concerto realizado pelo Coral de Chaves, Coro Capela das Almas de Cerva, Cláudio Moreira na trompa e Tiago Ferreira ao órgão sob direcção de Nuno Costa. Todos os arranjos para a trompa são da responsabilidade de Nuno Costa.

A gravação não tem a melhor captação de sempre e a interpretação não será a mais perfeita que algum dia se fez mas aqui há música verdadeiramente vivida… 

Amadores amam, acima de tudo, amam o que cantam…

Powered by eSnips.com

Ant. Levanto os meus olhos para os montes, donde me virá o auxílio. O meu auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra, que fez o céu e a terra.

Ref. O Senhor nos dê a sua bênção resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.

1. Os povos vos louvem ó Deus, todos os povos Vos louvem. Na terra se conhecerão os vosso caminhos e entre os povos a vossa salvação.

 

Ref. Tomai, Senhor, e recebei a vós confio a minha vida. Tomai, Senhor, e recebei.

1. Tomai, Senhor, a minha liberdade e recebei o mundo e a verdade, de quem se entrega à vossa majestade.

 

Ref. Somos testemunhas do mundo novo, renovai Senhor a face da terra.

1. O espírito de Deus é fogo de amor vivo, mantém secreta chama de caridade ardente.

Coral de Chaves & Coro Capela das Almas:

Sopranos: Cecília Teixeira; Conceição Esteves; Cristina Monteiro; Fátima Torre; Helena Teixeira, Leonor Moura; Magda Teixeira; Manuela Rosinha; Maria José Teixeira; Mariana Borges; Natividade Ribeiro; Ofélia Teixeira; Contraltos: Adozinda Oliveira; Céu Martins; Cristina Marques; Florinda Carneiro; Geraldina Rodrigues; Laura Bastos; Lurdes Gonçalves; Matilde Rodrigues; Margarida Viegas; Mónica Fernandes Lourenço; Rosa Campos; Tenores: Ângelo Costa; Carlos Paradela; Dinis Gomes; Domingos Bastos; Gilberto Monteiro; José Esteves; Baixos: Alberto Pipa; António Botelho; Fábio Videira; Filipe Silva; Domingos Pires; João Martins; Nuno Costa

De notar que ambos os Coros já há muito que praticam a música do Pe. Joaquim dos Santos. Devido à efemeridade da data fez-se agora este concerto mas outros houve; em Setembro de 2008, o Coro Capela das Almas apresentou-se em Encontro de Coros com repertório constituído quase na sua totalidade por obras de Joaquim dos Santos; o Coral de Chaves protagonizou duas homenagens relevantes, sem contar com peças soltas que faz em diversas ocasiões, organizou o Concerto de Páscoa 2009 que foi dedicado à memória de Joaquim dos Santos, a segunda parte do XIV Encontro de Coros da Cidade de Chaves foi dedicada à sua música e agora este Concerto em Cabeceiras de Basto…

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos