Exposição | Joaquim dos Santos e a Banda de Cabeceiras | expositor 8

Expositor 8. Banda Cabeceirense 

“Paralelamente às actividades docentes, Joaquim dos Santos dedicou-se nas últimas quatro décadas da sua vida ao serviço da Banda Cabeceirense e ao seu Grupo Coral, assim como o Grupo de S. Miguel de Refojos.

Assumiu durante um ano a presidência da Assembleia Geral da Banda Cabeceirense, à qual esteve ligado até à sua morte. Em 1971 torna-se membro responsável pela formação musical pelos alunos mais novos.

Para além destes cargos acumulou ainda a função de director, sempre que a banda tinha actuações em cerimónias litúrgicas. Foi para esta função que Joaquim dos Santos compôs várias obras para coro e banda, nomeadamente os “Sete Cânticos Litúrgicos”; a Missa Cantata escrita em 1987; o “Hino Jubilar das Bodas de Diamante da Diocese de Vila Real” composto em 1996, para Canto e órgão dedicado ao Senhor Bispo de Vila Real; fez também a instrumentação da obra “Aos pés da Cruz” para a festa do Senhor da Piedade em Montalegre.

No Norte do país, as Bandas executam com frequência obras de Joaquim dos Santos: […] De há muito que as bandas que nos tocam nos arraiais das romarias tomam parte também nos actos litúrgicos das respectivas festas religiosas. Mas geralmente em condições defeituosas, senão deploráveis. O P. Joaquim Santos demonstrou ali efectivamente como se pode e deve fazer uma participação digna da banda musical na Liturgia, transformando o conjunto seleccionado numa espécie de órgão básico, como se faz nos países germânicos […]                    Diário do Minho, Março de 1978

Joaquim dos Santos teve desde sempre uma excelente relação com os músicos da banda, aliás referindo-se a estes como grandes músicos com quem gostava de trabalhar. Este relacionamento entre a banda Cabeceirense e Dr. Joaquim Santos era de tal modo próximo que a banda lhe prestou uma Homenagem num Concerto a 13 de Abril de 2007, no Mosteiro de S. Miguel de Refojos.”

Tânia Baptista, aluna do 1º ano da Licenciatura em Música.

 

hiperligação para outro artigo relacionado

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos