Celebrações litúrgicas em memória do Pe. Joaquim dos Santos (2)

A disponibilidade não permitiu tratar deste artigo mais cedo, porém aqui está…

Como devem saber, durante os meses de Junho e Julho, a paróquia de São Miguel de Refojos (Cabeceiras de Basto) acolheu, em três Missas, três diferentes Coros que sustentaram a mesma com cânticos da autoria do Pe. Joaquim dos Santos, em forma de homenagem na passagem do primeiro aniversário da sua morte.

Todas as celebrações tiveram um registo áudio da autoria do Professor Paulo de Almeida. Divulga-se, agora, um pouco deste documento, escrito por gentes que dedicam o seu tempo livre ao canto coral.

Powered by eSnips.com

O primeiro Grupo a tomar parte nas celebrações no dia 14 de Junho, Domingo foi o Grupo Coral de Antíme sob direcção de Aníbal Marinho. Às 11h no Mosteiro de São Miguel de Refojos. Reproduz-se, aqui, o cântico de entrada Aclamai o Senhor.

O segundo Grupo a participar e a sustentar uma celebração em memória do Maestro Joaquim dos Santos foi o Grupo Coral de Joane sob direcção de José Carlos Azevedo – dia 28 de Junho, Domingo à mesma hora. Reproduz-se o Acto Penitencial – KYRIE.

Por fim, já fora do mês de Junho mas em comunhão com todas as actividade litúrgicas, o Coral de Chaves sob direcção de Nuno Costa no dia 11 de Julho, Sábado às 18h animou a celebração eucarística em memória do Padre Joaquim dos Santos. É reproduzido o Salmo Responsorial – Lembrai-vos, Senhor.

Na noite do dia 11 de Julho teve lugar o concerto de homenagem que já mereceu vários artigos neste blog e onde é possível ouvir alguns dos momentos do concerto protagonizado pelo Coral de Chaves, Grupo Capela das Almas (Cerva), Cláudio Moreira e Tiago Ferreira sob a direcção de Nuno Costa.

para ouvir peças do Concerto_11_07_2009 (hiperligação)

Mensagens populares deste blogue

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos