Cantabo Domino in Vita Mea

No ano em que celebrou 70 anos de uma vida repleta de música, o Padre, Compositor e Maestro português Joaquim dos Santos foi presenteado com um projecto discográfico que visou/visa celebrar e homenagear o mesmo.
Na promoção deste trabalho está o Istituto Portoghese di Sant’Antonio, prestigiada instituição portuguesa no meio cultural romano, na pessoa do seu Reitor: Monsenhor Agostinho da Costa Borges.
A obra de Joaquim dos Santos é exposta em três (possíveis) categorias, distribuídas ao longo dos quatro CD’s, representando cerca de 250 minutos da sua obra musical. São elas a música sacra/litúrgica, a música de câmara e a música coral e sinfónica, estando esta última categoria ligada/representada na música sacra. A sua produção musical não se esgota nesta importante colecção.
A destacar que todas as obras foram gravadas ao vivo, por intérpretes de distintas partes do globo, na presença do compositor, tornando cada registo mais singular.
A presente colecção poderá ser adquirida através do site
http://www.ipsar.org/ ou através dos números +39 06 68 80 24 96 (IPSAR - Itália).

notícia publicada no jornal "A voz de Trás-os-Montes" em Janeiro de 2007
 
Obras que constam na colecção:
 
1º CD: Cantata "Santo António dos Portugueses" para barítono solo, coro e orquestra; *Tormenta e *Largada (poesias de Miguel Torga) para coro misto a cappella; Crucem tuam e Christus factus est (dois motetes) para solista, coro e órgão; *Nasceu o sol da Páscoa (música para a liturgia) para solista, coro e órgão; *Sinfonia do Silêncio (poesia de Pe. Fernando Martins) para barítono solo, violino e órgão; *Lamentationes Jeremiae Prophetae cantata para tenor solo, coro e orquestra.
2º CD: *Quatro canções populares portuguesas (Ó Tia Aninhas; Espadeladas; Debaixo da Oliveira; O ratinho malcriado) para violino, viola e harpa; Omaggio a Petrassi para violino, viola e harpa; *"Fiore di Lino" (G. Petrassi), Canto della campagna romana para duas violas e três violoncelos; *Concerto para Piano e Orquestra; Capriccio para bandolim, bandocelo e piano; *Prologus - 6 impressões sobre o Evangelho de S. João para piano solo; Diálogo para marimba e piano.
3º CD: Pequena Fantasia para marimba e piano; Roma Eterna sinfonia para grande orquestra; Impressões para clarinete e piano; Concerto para clarinete e piano; Scherzetto para dois clarinetes; *Concerto para Violino e Orquestra.
4º CD: Filigrana Sonora, Capriccio a Tre e Variações Bachianas para violino, clarinete e piano; Fantasia Concertante para dois clarinetes, viola e piano; Via Crucis e Juxta Crucem para orquestra de sopros e voz recitante.
 
* é possível ouvir estas obras neste blog em: para OUVIR aqui no blog
 

Mensagens populares deste blogue

Cânticos/Música Sacra do Pe. Joaquim dos Santos | catálogo–links

Cancioneiro Antológico II – ACAL | Rapsódia Campestre

Cânticos publicados na NRMS | Joaquim dos Santos